O trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz deve ganhar uma nova estação de trem, a Bom Retiro. De acordo com as minutas do edital de licitação das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM, divulgado pelo Governo Estadual, já é possível saber alguns detalhes da futura parada.
O objetivo da administração estadual é que a nova concessionária que for operar os serviços das linhas 11, 12 e 13 construa a estação. O leilão deve ocorrer ainda neste ano. Nesta semana, foi lançada a consulta pública do processo. As audiências públicas devem ocorrer já nos próximos dias.
A estação Bom Retiro deve ter duas plataformas centrais para os serviços das Linhas 10-Turquesa e 11-Coral, com a implementação de dois acessos urbanos verticais típicos. Ou seja, a Linha 10 deve ser estendida da Luz até o Bom Retiro.
Localização
A parada deve ser construída entre a Rua Cônego Vicente Miguel Marino e a Rua Elias Chaves, sendo que, para a construção desses acessos, estão previstas desapropriações.
Estes acessos verticais estarão providos de escadas fixas, escadas rolantes e elevadores, de forma a atender a legislação de acessibilidade, permitindo que o usuário acesse a passarela pública e, consequentemente, o saguão de acesso superior da estação.
No saguão estarão localizados equipamentos de compra e recarga de bilhetes, SSO, linha de bloqueios, sanitários públicos e áreas operacionais. Para acesso às plataformas centrais, serão providas escadas fixas, escadas rolantes e elevadores.
Junto ao acesso pela Rua Elias Chaves estarão o bicicletário e salas técnicas.