O Governo de São Paulo divulgou documentos referentes à concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, em razão da consulta e audiência pública previstas para os próximos dias. Os arquivos mostram uma ideia de como será a licitação e como o futuro concessionário receberá as três linhas, que devem transportar um milhão de passageiros por dia.
Em um dos documentos, é descrita a frota de trens:
– Série 2070: cinco trens (Linha 12-Safira)
– Série 8000: 36 trens (Linha 11-Coral)
– Série 2050: 8 trens (Linha 13-Jade | Expresso Aeroporto)
– Série 8500: 9 trens (Linha 12-Safira)
– Série 9000: 9 trens (Linha 12-Safira)
O documento também relaciona os trens que estão ou estavam na ViaMobilidade como empréstimo, o que leva a crer que essas composições poderão compor a frota da nova operadora, em um cenário com a baixa dos trens da série 2000 e com a ausência de indicativo de compra de novas composições por parte do novo operador. Ou seja, a frota abaixo poderá ser realocada para uma das três linhas, ou para todas elas:
– Série 7000: 19 trens
– Série 7500: 8 trens
– Série 8500: mais 7 trens
O total da frota descrita no documento é de 103 trens.
O documento ainda cita que, caso a ViaMobilidade não devolva as composições, será feito um reequilíbrio financeiro para que, aí sim, a nova operadora adquira novos trens.
E a Linha 10?
A distribuição de trens ainda gera dúvidas referentes à Linha 10-Turquesa, que não deve ser concedida neste pacote. Atualmente, a linha é servida pelos trens das séries 8500 e 9500, mas, com a segregação do serviço 710 e a concessão da Linha 7, os 9500 deixarão de prestar serviços na ferrovia que corta o ABC. Pela distribuição descrita acima, e considerando a quantidade de 35 trens da série 8500, restam apenas 18 trens disponíveis para a Linha 10.