A campanha educativa “VAR de Segurança” do MetrôRio, em colaboração com a agência Sides, conquistou o Ouro – Promo e Live – nas categorias Nacional e Regional do Prêmio Colunistas 2023, durante uma cerimônia realizada nesta terça-feira (28/05) no Teatro Rival. Este prêmio celebra os trabalhos mais destacados em comunicação de marketing realizados por empresas e profissionais no Brasil.
Inspirada na tecnologia utilizada nos estádios de futebol, a campanha tinha como objetivo conscientizar e orientar os passageiros, promovendo boas práticas no sistema metroviário.
“Segurança no MetrôRio é um valor inegociável. Estamos extremamente orgulhosos pelo reconhecimento da nossa campanha, o que nos enche de alegria e nos motiva ainda mais a criar novas formas de comunicação com nossos clientes”, afirmou Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio.
Na ação institucional, uma juíza e um bandeirinha monitoravam o comportamento de atores nas estações Botafogo, Uruguaiana/Centro, Pavuna e Central do Brasil/Centro, analisando as imagens em um monitor do VAR (assistente de vídeo) instalado nos locais. Eles chamavam a atenção para comportamentos inadequados, de acordo com as regras de segurança. Os “árbitros”, uniformizados e presentes nas plataformas e mezaninos das estações do MetrôRio, alertavam contra atitudes que poderiam causar acidentes, colocar em risco outros passageiros, atrasar a viagem ou impactar a operação do sistema.
De maneira lúdica, a campanha integrou o cronograma de ações da concessionária voltadas à prevenção de acidentes, destacando temas de conscientização como a importância de não ultrapassar a faixa amarela, não correr para embarcar ao ouvir o aviso sonoro de fechamento das portas e não utilizar as escadas fixas inadequadamente, entre outros.