Os passageiros da Zona Oeste de Sorocaba agora desfrutam de um novo ritmo no transporte coletivo graças ao BRT. O Corredor Oeste, que inclui 13 linhas e 47 novos ônibus, melhora a cobertura do sistema em toda a cidade.
Com a reorganização do transporte coletivo na Zona Oeste, a população agora tem mais opções de horários na região. A empresa BRT Sorocaba passa a transportar 75 mil passageiros por dia útil com toda a operação.
A nova configuração do transporte na região Oeste permite que os passageiros acessem o miniterminal Tatiana, a estação de conexão Santa Cruz e o Terminal Ipiranga, facilitando a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, e com as seis áreas de transferência, além de permitir migração temporal entre diferentes linhas.
No total, 13 linhas permitem que os passageiros atravessem a cidade dentro do sistema BRT pagando uma única tarifa. O Corredor Estrutural Oeste se integra aos corredores das zonas sul, leste e central, permitindo que os passageiros cheguem aos seus bairros.
Além dessas conexões, os passageiros têm à disposição 128 pontos de parada, que permitem acesso ao sistema e aos corredores exclusivos na Zona Norte.
Como em qualquer novidade, há um período de adaptação para que os passageiros aprendam a usar o novo sistema e conheçam os itinerários. “Nas primeiras semanas de ativação do Corredor Estrutural Oeste, era natural haver dúvidas, pois os passageiros estavam tentando entender as mudanças. Agora, quase um mês após a inauguração, estamos dentro do esperado. As pessoas estão se acostumando com as linhas e sabem quais trajetos tomar. Uma nova rotina foi estabelecida”, explica Paulo Roberto, gerente operacional da BRT Sorocaba.
Neste trecho, 47 veículos tecnológicos (com wi-fi, USB, GPS, painéis internos e câmeras de segurança) ajudam na nova dinâmica do transporte, facilitando o deslocamento dos extremos da cidade ao centro de forma integrada e mais ágil.
A partir do Corredor Estrutural Oeste, os passageiros também podem se deslocar pelos dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, pelos sete corredores estruturais (Leste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo e Binário – G. Osório e Com. Oeterer), pelos dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento) e pelas 26 estações preferenciais.
Até agora, a BRT Sorocaba faz uma avaliação positiva da adaptação das pessoas à nova organização do transporte. “Assim como ocorreu na ativação dos corredores exclusivos, vemos no trecho oeste o mesmo comportamento. Isso já era esperado por nós. Estamos confiantes e otimistas que as mudanças estão alinhadas com o crescimento da cidade. As melhorias são necessárias e já temos um novo ritmo”, conclui.