A Prefeitura de Belo Horizonte informou que enviou à Câmara Municipal um projeto de lei solicitando autorização para contratar uma operação de crédito interna, com garantia da União, no valor de R$ 468.633.993,00. O objetivo é obter financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Caixa Econômica Federal (CEF) para a aquisição de ônibus elétricos para renovação da frota.
Os vereadores precisam aprovar o texto até 9 de julho, prazo final estabelecido por uma portaria do Ministério das Cidades para a validação pelo agente financeiro. Os recursos estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que investe em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos.
Na categoria Mobilidade Urbana Sustentável, a PBH prevê um investimento de R$ 317,07 milhões para a compra de 100 ônibus elétricos e das respectivas estruturas de recarga. Esses recursos fazem parte do eixo Cidades Sustentáveis. Os ônibus serão adquiridos pela PBH e cedidos às empresas concessionárias na modalidade de comodato, para operação em linhas específicas definidas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob).
No final do ano passado, a Prefeitura lançou o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus com energia limpa, incluindo os ônibus elétricos, até 2030. O Plano visa reduzir as emissões de carbono e alinhar o município aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.