O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou a aquisição de todos os trens do extinto VLT de Cuiabá. Durante uma entrevista à imprensa de Salvador, ele explicou que a transação só foi realizada após uma avaliação completa do material rodante pela empresa responsável pelo sistema metroviário de Salvador, com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). O governador também destacou que a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e os profissionais do TCU aprovaram a compra.
A avaliação revelou uma depreciação de 30% no valor original do material rodante, mas constatou que todos os componentes estão em perfeito estado para uso. O material rodante foi produzido pela Caf, sendo do modelo Urbos.
Apesar de terem sido adquiridos há 10 anos, a empresa considerou que os 280 carros estão em condições ideais para serem operados no VLT da capital baiana. A frota tinha sido comprada para Cuiabá, mas o governo local descontinuou o projeto.
“É multidão em torno disso, da mesma forma acompanhada pelos técnicos do governo do Mato Grosso e também técnicos especialistas do Tribunal de Contas. Os Tribunais de Contas também ofereceram análise, porque eles não aprovariam qualquer tipo de acordo de compra se o parecer técnico da área deles não tivesse condizente com o que nós estamos propondo, então nós estamos prestes a fechar esse acordo e assinar o documento final”, afirmou em coletiva de imprensa.