O primeiro Track Switch, ou aparelho de mudança de via do monotrilho, passou por teste, segundo informou o Metrô ao Via Trolebus.
Trata-se do teste de movimentação do conjunto completo do Track Switch 4 do Pátio Água Espraiada, fabricado na HCM em Sertãozinho e montado para os últimos testes em Guarulhos.
Este aparelho será o primeiro a ser instalado no piso superior do Pátio Água Espraiada e será um dos equipamentos que permitirão as mudanças de via e movimentação dos trens do pátio para a via operacional da Linha 17.
O conjunto mecânico completo tem 22,4 m de comprimento, 80 cm de largura e 2,79 m de altura. Ele é composto por 4 segmentos de vigas metálicas que são articuladas entre si e apoiadas sobre carros “trolleys”.
No Pátio Água Espraiada está previsto 17 conjuntos de track switches e para movimentação dos trens entre as estações Morumbi, Washington Luís e Aeroporto de Congonhas mais 19 conjuntos.
Veja o teste em nosso canal:
Testes com trem
A previsão é que o primeiro trem chegue ao Pátio Água Espraiada nos próximos dias e, após a montagem do veículo, será possível testar o maquinário.