A Alstom assinou um contrato de aproximadamente 430 milhões de euros (£370 milhões) para fornecer 10 novos trens Aventra de nove carros para a linha Elizabeth de Londres, além da manutenção associada até 2046.
A Elizabeth Line é uma linha do metrô de Londres que passa por 41 estações, em um percurso de quase 100 km. Com trens de alta velocidade, a linha liga o aeroporto de Heathrow e a cidade de Reading, no oeste de Londres, até Shenfield e Abbey Wood, no extremo leste, passando pelo centro da cidade.
Inaugurada em 2022, a linha Elizabeth continua a registrar uma demanda de passageiros acima das previsões. A atual frota de 70 trens Aventra Classe 345, construídos pela fabricante francesa, seria insuficiente para atender à demanda prevista para o final desta década e durante a década de 2030.
Como o restante da frota, os novos trens comboios de passageiros da Aventra serão construídos na Derby Litchurch Lane Works da Alstom, a única instalação no Reino Unido que projeta, constrói e testa trens para os mercados doméstico e de exportação.
“Estamos muito satisfeitos por ter agora uma carga de trabalho confirmada para Derby Litchurch Lane e nossa cadeia de suprimentos em todo o Reino Unido,” disse Nick Crossfield, Diretor Geral para o Reino Unido e Irlanda da Alstom. Ele acrescentou: “O Reino Unido continua sendo um dos mercados globais mais importantes da Alstom.”
O contrato inclui novos trens financiados com £220,5 milhões do Departamento de Transportes, com a Transport for London também contratando a manutenção dos trens até 2046.