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Ônibus

Volvo apresenta ônibus elétrico biarticulado para 250 passageiros

A Volvo apresentou um ônibus biarticulado 100% elétrico. De acordo com a fabricante, o veículo será testado em Curitiba (PR) e, em seguida, circulará também em Bogotá (Colômbia) e na Cidade do México.

O biarticulado elétrico possui as mesmas características de seu antecessor a diesel, mas com um trem de força elétrico do Grupo Volvo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca. Com 28 metros de comprimento, sua capacidade de transporte é de até 250 passageiros.

“Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões” diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O veículo é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na consagrada transmissão Volvo I-Shift.

“Estamos conciliando a base mecânica consagrada há anos em nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo” afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo na América Latina. Com vasta experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

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O ônibus pode ser equipado com até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso, poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT, ao longo da jornada diária. A melhor solução de carregamento é geralmente decidida pelo órgão gestor das cidades.

“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária neste tipo de operação, com a mesma quantidade de passageiros, mesma configuração de portas das atuais estações de embarque e desembarque, além do desempenho e confiabilidade dos consagrados biarticulados a diesel. É um grande benefício para os operadores de transporte, com a vantagem de zero emissões e zero ruído em benefício da população das cidades” explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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