As obras de instalação das viga-guia do monotrilho chegaram em seu limite leste, na Avenida Ragueb Chohfi, segundo registros de Sergio Karvalho e Beto Mormino. Isso significa que a construtora contratada pelo Metrô instalou o par de vigas mais a leste, e o limite da via permanente.
As obras de extensão do monotrilho contemplam uma nova via elevada entre a estação Jardim Colonial, e um pouco depois do pátio Ragueb Chohfi, sendo 2,8 km operacionais passando pelas futuras estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
O ponto final da linha será provisório até que o governo estadual contrate a extensão do monotrilho até a Cidade Tiradentes. Depende ainda de ações conjuntas com a Prefeitura de São Paulo, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi.
Extensão ressuscitada
Durante discurso na visita às obras da estação Itaberaba na Linha 6-Laranja de metrô, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, incluiu a futura extensão leste da Linha 15-Prata no cardápio de projetos de infraestrutura.
O projeto segue na lista de empreendimento futuros do Metrô, mas estava de fora das falas das autoridades. “Já estamos discutindo como levar a Linha 15 até a Cidade Tiradentes”, afirmou o governador, sem citar prazos para o início das obras.
Há ainda na lista de projetos para atender o populoso bairro da zona leste a Linha 16-Violeta, que iria até Oscar Freire, um projeto de metrô tradicional, que está na fase de contratação do anteprojeto de engenharia.