O Governo do Estado de São Paulo aprovou novos projetos para o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), incluindo o Trem InterCidades eixo oeste, entre São Paulo e São José dos Campos. A lista também inclui o Trem até Santos e VLTs em Sorocaba e Campinas.
O projeto do TIC Eixo Leste, que chegará a São José dos Campos, terá investimentos de R$ 6 bilhões. O percurso, que terá até 130 quilômetros, deverá ser vencido em 75 minutos. O trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo serão definidos pelos estudos de viabilidade.
Segundo o Governador, a concessão do trem até o Vale do Paraíba não deve interferir no leilão previsto das linhas 11 e 12 e 13, previsto ainda para este ano.
O trem que vai ligar as duas regiões deverá partir de uma das três linhas citadas acima: ou a partir de Estudantes, ou de Engenheiro Manuel Feio, ou Bonsucesso. De acordo com Tarcísio, há um indicativo de que a partir da Linha 13 até São José, pode ser mais viável, o que contempla a ligação do Aeroporto de Guarulhos com o Vale do Paraíba.
“O que a gente sente cheiro de maior viabilidade é o caminho da 13 para chegar até São José dos Campos. Teria a concessão da 13, uma outra concessão para o TIC São José- São Paulo que engataria na 13. Ou seja, a gente teria essa conexão, e parece ser o caminho mais viável”, afirmou o Governador.
Já integram no pacote de concessões, os seguintes projetos:
- Linhas 11, 12, 13 de Trens Urbanos;
- Trem Intercidades Eixo Norte São Paulo-Campinas;
- Trem Intercidades Eixo Oeste São Paulo-Sorocaba;
- Linhas 10 e 14 de Trens Urbanos;
- Linhas 19 e 20 de Metrô.
Os estudos destes trechos, assim como os novos eixos anunciados, estão a cargo da International Finance Corporation (IFC). No caso dos trechos anunciados, os leilões podem ocorrer em 2027.