O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas deve assinar na próxima quarta-feira, 29 de maio, o contrato de concessão com a empresa “TIC Trens S.A.”, que será responsável pela construção do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, além da concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. A informação foi publicada no jornal “O Estado de São Paulo“.
A empresa foi formada por meio do do consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela fabricante chinesa de trens CCRC e o Grupo Comporte, que venceu o leilão realizado no final de fevereiro. São R$ 14,2 bilhões previstos em investimento, dos quais cerca de R$ 9 bilhões serão aportados pelo governo paulista.
O ex-ministro contou na entrevista que as obras do Trem Intercidades devem começar em agosto de 2026 e estão previstas para terminar em agosto de 2032. O contrato inclui ainda a implementação do Trem Intermetropolitano, com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, e melhorias na Linha 7-Rubi. Neste caso, o prazo previsto para as obras é de três anos, entre agosto de 2026 e agosto de 2029.