Russos testam VLT que anda sem motorista

Divulgação

O Metrô de Moscou anunciou o início dos testes com Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) sem condutor. Um bonde foi convertido e está sendo testado sem passageiros na linha 10. Um motorista ainda está presente nos controles durante esta fase inicial do projeto, mas o veículo opera de forma totalmente autônoma na garagem. A operadora diz que atualmente o sistema sem motorista corrige automaticamente qualquer erro humano por parte do motorista.

O bonde foi equipado com um sistema LiDAR avançado que fornece dados de localização altamente precisos, ao mesmo tempo em que é capaz de detectar objetos em um arco de 360° ao redor do veículo.

Desenvolvimento próprio

A empresa comunicou que o software para operação sem driver foi desenvolvido por equipe própria, sem assistência externa. “Esta tecnologia não tripulada é um desenvolvimento europeu único, propriedade do governo da cidade de Moscovo”, diz a nota.

“Na próxima fase, até ao final de 2024, o VLT começará a controlar totalmente o processo de condução em modo de teste, com o motorista servindo como reserva”, afirma Maksim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para transportes.

“Na terceira e última fase, até o final de 2025, planejamos lançar um VLT totalmente não tripulado, sem motorista nos controles para as viagens de passageiros.”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus