O Metrô de Moscou anunciou o início dos testes com Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) sem condutor. Um bonde foi convertido e está sendo testado sem passageiros na linha 10. Um motorista ainda está presente nos controles durante esta fase inicial do projeto, mas o veículo opera de forma totalmente autônoma na garagem. A operadora diz que atualmente o sistema sem motorista corrige automaticamente qualquer erro humano por parte do motorista.
O bonde foi equipado com um sistema LiDAR avançado que fornece dados de localização altamente precisos, ao mesmo tempo em que é capaz de detectar objetos em um arco de 360° ao redor do veículo.
Desenvolvimento próprio
A empresa comunicou que o software para operação sem driver foi desenvolvido por equipe própria, sem assistência externa. “Esta tecnologia não tripulada é um desenvolvimento europeu único, propriedade do governo da cidade de Moscovo”, diz a nota.
“Na próxima fase, até ao final de 2024, o VLT começará a controlar totalmente o processo de condução em modo de teste, com o motorista servindo como reserva”, afirma Maksim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para transportes.
“Na terceira e última fase, até o final de 2025, planejamos lançar um VLT totalmente não tripulado, sem motorista nos controles para as viagens de passageiros.”