A cidade de São Paulo pode ganhar uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na zona norte, entre Barra Funda e Mandaqui. O projeto foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Luiz Antônio Cortez, conselheiro do CAU-SP, durante o evento “VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana”, no Instituto de Engenharia, ocorrido no dia 16 de maio.
O meio de transporte está previsto para atravessar os bairros do Limão, Casa Verde e Imirim, com um “efeito requalificador” e, sobretudo, um projeto autofinanciado, com recursos provenientes da outorga onerosa do direito de construir, ou seja, a permissão dada pelo poder público municipal para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente de aproveitamento (CA) ou índice de aproveitamento (IA) básico estabelecido na legislação mediante o pagamento de uma contrapartida financeira.
O VLT poderá ser instalado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, com uma faixa semi-segregada. Um dos objetivos do projeto é promover o adensamento da região, especialmente de moradias. O sistema partirá do Terminal Barra Funda até o Mandaqui. Também estão previstos investimentos em drenagem na via.
Estações
Segundo a apresentação, a linha do VLT terá oito quilômetros e doze estações, entre elas:
- Mandaqui
- Voluntários da Pátria
- Conselheiro Moreira Barros
- Imirim
- Orense
- Terminal Casa Verde
- Belisário Campanha
- Fóro Regional de Santana
- Marques de São Vicente
- Palmeiras-Barra Funda