Terceiro trilho (com cobertura amarela), ao lado esquerdo dos trilhos, no sistema ferroviário próximo a estação Sokol, em Moscou, Rússia. Ao fundo, vê-se um céu azul claro e edifícios da cidade.
Terceiro trilho (com cobertura amarela), ao lado esquerdo dos trilhos, no sistema ferroviário próximo a estação Sokol, em Moscou, Rússia. 2022. Foto de Caughtin16k, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons.
Mobilidade Urbana

O que é um terceiro trilho?

O “terceiro trilho” é um método de fornecimento de energia elétrica aos trens, especialmente utilizado em sistemas de metrô e algumas ferrovias urbanas. Ao contrário dos sistemas de catenária, onde os cabos estão suspensos acima dos trilhos para fornecer eletricidade, o terceiro trilho é instalado ao lado dos trilhos convencionais e geralmente está eletrificado, permitindo uma transferência direta de energia para os trens por meio de um dispositivo condutor conhecido como sapata coletora ou sapata de contato.

 

Terceiro trilho (third rail na imagem) em uso, junto com uma sapata coletora (shoe na imagem), alimentando carro de metrô. Foto: Pearson Scott Foresman, Domínio público, via Wikimedia Commons.

Quais as vantagens do “terceiro trilho”?

  • Eficiência de espaço: O terceiro trilho ocupa menos espaço vertical do que os sistemas de catenária, o que o torna ideal para túneis e outras áreas com restrições de altura.
  • Custos de manutenção reduzidos: O sistema de terceiro trilho tende a ter custos de instalação e manutenção inferiores em comparação com os sistemas de catenária, pois sua construção e mecanismo são menos complexos.
  • Confiança: Em muitos casos, o terceiro trilho pode oferecer uma fonte de energia mais estável e confiável, crucial para sistemas de trânsito urbano que necessitam de uma operação consistente e eficiente.
  • Segurança em áreas de tráfego intenso: Como o terceiro trilho está bem protegido e isolado ao nível do solo, ele oferece uma segurança adicional em áreas densamente povoadas ou em regiões onde o tráfego aéreo de fios poderia representar um risco.
  • Rápida instalação: O processo de instalação do terceiro trilho pode ser mais rápido do que a montagem de sistemas aéreos, permitindo uma implementação mais rápida de novas linhas ou a expansão das existentes, independentemente da bitola.

Essas características fazem do terceiro trilho uma opção atraente para sistemas de metrô em ambientes urbanos densos, onde espaço e eficiência são primordiais.

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Sobre o autor do post

Matheus Albino

Via Trolebus