A nova geração de trens de alta velocidade franceses, o TGV M, deve entrar em operação em 2025. A quinta geração encomendada pela SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas, deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2025 na linha Paris – Lyon.
A SNCF encomendou 115 trens TGV M de dois andares à Alstom, sendo 100 para serviços domésticos e 15 para rotas transfronteiriças, a exemplo da Paris – Milão.
Segundo o site Rail Jornal, as entregas estão atrasadas devido a atrasos na entrega de baterias para o sistema de fornecimento de energia de emergência do subcontratado Saft.
O TGV M iniciou em janeiro os testes na rede nacional francesa, que devem ser concluídos em julho. A conclusão bem sucedida permitirá então à Agência Ferroviária da União Europeia (ERA) conceder a Autorização de Colocação no Mercado (APOM) necessária para que o novo comboio entre em serviço de passageiros.
Os trens estão sendo testados em até 320 km/h, por meio do departamento de engenharia de material rodante da SNCF Voyageurs, em colaboração com a Alstom, o gestor de infraestrutura SNCF Network e a autoridade nacional de segurança ferroviária EPSF.
Quais diferenciais?
O novo trem conta com 97% dos componentes recicláveis. Com uma redução de 32% no CO2, o TGV M está totalmente alinhado com os compromissos ambientais do Grupo SNCF, conforme estabelecido no programa SNCF Voyageurs.
Outra funcionalidade é interconexão de todos os componentes com sensores que transmitem continuamente milhares de dados, permitindo que o trem seja examinado em tempo real de todos os ângulos para otimizar a manutenção e a disponibilidade.
Os trens podem ter formações de 7, 8 ou 9 carros, espaços para bicicletas ou bagagens, sendo um aumento de 20% no espaço a bordo, ou seja, uma oferta possível de até 740 lugares em relação ao atual máximo de 634.