O Metrô de São Paulo informou que iniciará a instalação de tapumes na plataforma da estação Penha (Linha 3-Vermelha) como parte das obras de ampliação do local. A partir das 4h40 desta sexta-feira (17), a estação operará com esses equipamentos, que inicialmente interditarão uma parte da plataforma sem impedir o embarque e desembarque, nem bloquear nenhuma escada.
Os tapumes foram colocados na parte central, no final da plataforma no sentido leste, e servirão para alocar os equipamentos e iniciar a adaptação para a obra. Essa intervenção não afetará a operação dos trens nem o embarque e desembarque de passageiros.
Escadas interditadas
Em uma segunda etapa, cuja data ainda será definida, os tapumes se estenderão para as escadas rolante e fixa no trecho leste da estação, impedindo seu uso. Esta medida será necessária para desmontar as escadas, um passo crucial para a ampliação do mezanino da estação.
Simulado
No último dia 9, o Metrô realizou um simulado de interdição para avaliar os impactos do bloqueio das escadas e da interdição parcial da plataforma. Todas as novas orientações de fluxo aos passageiros serão comunicadas por meio de cartazes em locais estratégicos na estação, mensagens sonoras e funcionários que estarão disponíveis para auxiliar no que for necessário.
As obras na Penha fazem parte do projeto de ampliação da Linha 2-Verde, que incluirá a construção de duas novas estações (uma para a Linha 2 e outra para a Linha 11-Coral), além de ampliar a atual estação da Linha 3-Vermelha, preparando-a para a integração entre as linhas. Durante as obras, que têm previsão de durar até 24 meses, os passageiros enfrentarão alguns inconvenientes, como a redução no número de escadas rolantes e a interdição de alguns espaços do mezanino, fechados por tapumes para a execução das obras.