Uma paralisação dos ônibus pode ocorrer na cidade de São Paulo no dia 7 de junho de 2024, caso as negociações não avancem, conforme informou o sindicato que representa motoristas e cobradores.
De acordo com um comunicado da entidade, a quinta reunião de negociação da Campanha Salarial 2024 entre o setor patronal e o SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), realizada nesta terça-feira, 28 de maio, não obteve progresso.
O sindicato está reivindicando um reajuste de 3,69% com base no IPCA-IBGE, além de um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais acumuladas durante a pandemia, que somam 2,46%, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). As operadoras, por sua vez, estão oferecendo um reajuste de 2,77% e uma revisão salarial pelo Salariômetro em setembro.
“A categoria foi severamente prejudicada nos últimos anos, com perdas significativas nos reajustes devido à avareza dos patrões e à irresponsabilidade do ex-presidente. A proposta apresentada é inaceitável e já foi rejeitada. Eles precisam melhorar os números e considerar os pais e mães de família que estão trabalhando arduamente para transportar passageiros e aqueles que foram afetados pela pandemia”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago.