O Governador Tarcísio de Freitas deve autorizar nesta sexta-feira, 3 de maio de 2024, um convênio com a Prefeitura de São Paulo para o início de um projeto de requalificação urbana no entorno da futura Estação Lajeado da Linha-11 Coral.
Segundo comunicado do governo estadual, a ação prevê 1,5 mil novas moradias, além de estrutura de comércio, serviços e mobilidade para região de Guaianases, extremo leste de São Paulo.
Enquanto isso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM segue com planos de instalar a nova parada. Localizada nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos, uma nova estação deverá ser instalada entre Guaianases e Antônio Gianetti Neto, que ficam quase 4 quilômetros distantes uma da outra. Tem previsão de atender a um pouco mais de 20 mil passageiros diariamente.
O último relatório integrado da operadora, datado de 2023, mostra que o projeto avançou. Segundo o documento, o estudo/relatório ambiental prévio e os estudos de desapropriações foram concluídos com êxito, o que proporcionou seguir para a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo “para avaliar junto com o projeto que está sendo proposto por ela.”
O prazo da CPTM é implantar a estação até 2027.