Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
VLT

Governo de SP aprova VLTs em Sorocaba e Campinas em programa de investimentos

O Governo do Estado de São Paulo aprovou novos projetos para o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), incluindo dois Veículos Leves sobre Trilhos – VLT no interior do estado. A lista também inclui o Trem de São Paulo até Santos e São José dos Campos.

De acordo com o Governo Estadual, uma das propostas de VLT é na região de Campinas aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED), que envolve a implementação de dois ramais ferroviários. O primeiro deles fará a ligação metropolitana, entre o município campineiro, Hortolândia e Sumaré, com 22 quilômetros de extensão. Um segundo ramal, de 22,4 quilômetros, permitirá o deslocamento entre o centro da cidade e o Aeroporto de Viracopos, com ligação direta à estação do TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas). Os investimentos estão avaliados em R$ 2,6 bilhões.

Já o futuro VLT de Sorocaba deverá ter 25 quilômetros de extensão. Além da melhoria na mobilidade dentro do município, haverá integração com a futura estação do TIC Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba). O aporte previsto para o empreendimento é de R$ 1,5 bilhão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus