A operadora de trens de alta velocidade Eurostar planeja investir em até 50 novos trens após um sólido desempenho financeiro em 2023 e a conclusão bem-sucedida do refinanciamento da dívida, segundo o site Rail Journal.
A operadora mantem serviços de trem de alta velocidade que conecta algumas das principais cidades da Europa, incluindo Londres (Reino Unido), Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Países Baixos). É conhecido por suas viagens através do Canal da Mancha, utilizando o Eurotúnel, que é um túnel submarino que liga o Reino Unido à França. O Eurostar oferece uma alternativa rápida e conveniente ao transporte aéreo entre essas cidades, proporcionando aos passageiros uma maneira eficiente de viajar pelo continente europeu.
A publicação conta que buscando o aumento da demanda por viagens sustentáveis, a Eurostar afirma que a nova frota garantirá capacidade suficiente para os 30 milhões de passageiros por ano que pretende transportar até 2030, além de acomodar o crescimento futuro.
Os novos trens irão complementar os 17 trens e320 da Eurostar fornecidos pela Siemens, elevando o tamanho total da frota para 67, um aumento de 30% em relação aos atuais 51 trens em serviço.
Além dos serviços através do Canal da Mancha para Londres, a Eurostar também opera oito e300 fornecidos pela Alstom desde a abertura do Túnel da Mancha em 1994. A Alstom também construiu os nove trens de alta velocidade PBA e 17 PBKA que operam nos antigos serviços Thalys de Paris a Bruxelas, Amsterdã e Colônia, com a substituição desses trens da Alstom agora em perspectiva com o novo pedido.
Embora os detalhes específicos do projeto ainda não tenham sido confirmados, a Eurostar assegura que os novos trens estabelecerão um novo padrão tanto para a experiência quanto para o conforto do passageiro, ao mesmo tempo em que oferecerão melhor eficiência energética em comparação com a frota atual. A Eurostar planeja lançar a nova frota a partir do início da década de 2030.