O Governo Federal anunciou incentivos para compra de novos ônibus menos poluentes para todo o Brasil, sendo que 739 unidades zero quilômetro devem ser adquiridas para cidades paulistas. Do total de 739 ônibus para o Estado, 453 serão elétricos e 286 diesel Euro 6.
O PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento) deve destinar R$ 1,5 bilhão para dez cidades do estado.
O programa completo comtempla R$ 10,6 bilhões, para 61 cidades de sete Estados para a compra de 5.331 ônibus novos, dos quais 2.549 elétricos e 2.782 a diesel com o padrão Euro 6.
Cidades contempladas:
- Bragança Paulista: 60 ônibus elétricos;
- Campinas: 256 ônibus elétricos e 256 ônibus a diesel;
- Hortolândia: 12 ônibus elétricos;
- Itapetininga: 30 ônibus a diesel;
- Ribeirão Preto: 60 ônibus elétricos;
- Santana de Paranaíba: 2 ônibus elétricos;
- São José dos Campos: 12 ônibus elétricos;
- Praia Grande: um ônibus elétrico;
- Vargem Grande Paulista.
O novo programa, que apresenta um modelo de funcionamento inédito no país, fornecerá financiamento a juros reduzidos para que as prefeituras adquiram ônibus menos poluentes, elétricos ou Euro VI.
De acordo com Rafael Calabria, coordenador do programa de Mobilidade Urbana do Idec, ao apoiar diretamente os municípios, e não as empresas concessionárias do transporte público, como vem sendo feito até agora, o programa permitirá às prefeituras o controle da frota. “Com isso se estabelece uma nova forma de gestão, e isso pode ajudar a controlar a qualidade do serviço e até reduzir a tarifa”, afirma.