Das estações da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, duas delas não foram revitalizadas e não contam com alguns itens de acessibilidade. É o caso de Santo André e Mauá, entre as mais movimentadas da ferrovia que corta o ABC Paulista.
A primeira citada ainda tem gargalo na plataforma de desembarque dos passageiros no sentido Rio Grande da Serra, principalmente no pico da tarde, com escadas pequenas e pouco espaço para os usuários que pretendem deixar a estação.
A operadora, entretanto, tem planos de ainda em 2024 assinar contratos que contemplam melhorias, como as implantadas em Prefeito Saladino, Capuava, Utinga e São Caetano do Sul. Essas estações ganharam novos elevadores, cobertura, alteamento das plataformas, o que reduziu o vão entre os espaços e as composições. No caso de São Caetano, foram instaladas escadas extras, o que ajuda no desembarque.
Segundo a empresa, há planos de “assinar contrato de obras de acessibilidade nas Estações Santo André e Mauá”. É o que diz o Plano de Negócios 2024 e Estratégia de Longo Prazo 2024-2028, disponível no site da CPTM.