A empresa de transporte público urbano de Oslo, Sporveien, concedeu à CAF um contrato para fornecer 20 novos trens para o Metrô de Oslo, juntamente com as peças sobressalentes. O acordo também oferece a opção de aumentar o número de trens em até 90 unidades adicionais. O valor inicial do contrato é superior a 150 milhões de euros, mas esse montante poderia aumentar consideravelmente caso o cliente adquira mais comboios.
Os novos trens M4000 serão construídos com base na plataforma metropolitana da CAF, chamada Inneo. Cada composição será composto por 3 carros bidirecionais, equipados com 3 portas duplas em cada lado, visando facilitar e agilizar o embarque e desembarque dos passageiros, otimizando assim os tempos de parada em cada estação.
Esses trens serão projetados para operar sob as severas condições climáticas da capital norueguesa, incluindo neve e temperaturas extremas. Todos os eixos serão motorizados, melhorando a aderência e a tração dos trens durante a operação. Além disso, eles serão equipados com baterias de bordo, permitindo que cheguem à próxima estação em caso de interrupção inesperada de energia ou para manobrar no depósito do operador, se necessário.
Também serão preparados para a eventualidade de operação totalmente automatizada, de acordo com o padrão GoA4. O Metrô de Oslo, também conhecido como T-Bane, é um dos principais sistemas de transporte da cidade, com uma extensão de mais de 85 quilômetros de trilhos, divididos em 6 linhas.