O Senado Federal, por meio da Comissão de Infraestrutura (CI), deve realizar no próximo dia 9 de maio de 2024, uma audiência pública para discutir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Brasília e Luziânia.
De acordo com o site do Senado Federal, trata-se de uma iniciativa do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que defende a implantação do meio de transporte.
Está em curso o estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto, sob a responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
“O projeto é de grande importância para a região, uma vez que promete uma alternativa de transporte público eficiente, sustentável e ágil”, afirma Jorge Kajuru no requerimento da audiência pública (REQ 89/2023).
O meio de transporte poderá, segundo o senador, chegar até 100 quilômetros por hora, conectando o Distrito Federal a Luziânia e passando por diversos locais, como o Park Way, Núcleo Bandeirante, Guará e Setor de Indústrias, com destino à Estação Rodoferroviária.
“Este projeto tem o potencial de beneficiar até 560 mil pessoas, proporcionando um transporte limpo e eficiente na região. Além disso, existe um pedido para que a linha atenda também aos moradores de Santa Maria, o que envolveria a construção de 4 quilômetros adicionais de trilhos e estações. A Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) também será impactada positivamente por essa iniciativa”, diz Kajuru.