Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

ViaMobilidade inicia obra para reduzir intervalo de trens

A ViaMobilidade iniciou obras de melhoria na via na região da estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante, o que deve provocar mudanças operacionais. Na prática, uma nova área de manobra deve ser instalada.

Segundo a empresa, a intervenção tem o objetivo de ampliar as alternativas de estratégias operacionais e aprimorar a prestação de serviço aos passageiros.

As obras foram dividas em fases de implementação, e conforme a operadora, quando concluída deve proporcionar redução nos intervalos entre trens no trecho de maior carregamento de passageiros na linha, entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi.

A primeira fase do projeto, que já começou e tem previsão de ser finalizada em 50 dias, prevê o início da instalação de um novo conjunto de aparelhos de mudança de via, para a manobra de trens, semelhante ao que já existe na Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Nesta parada, os trens podem manobrar e operar no sentido maior demandado.

Durante esse período, os passageiros que seguem pela linha 8 sentido Júlio Prestes serão orientados embarcar na plataforma 4 de Palmeiras-Barra Funda, enquanto a plataforma 3 será utilizada para embarques no sentido Itapevi. A informação aos passageiros sobre a mudança contará com reforço na sinalização, além de agentes orientando o fluxo na estação.

Nesta fase da obra, o trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes, que tem menor demanda de passageiros, passa a operar em looping, com intervalos de cerca de 12 minutos. Já entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi, o intervalo médio passa a ser de 6 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus