As obras de extensão do monotrilho da Linha 15-Prata, de Jardim Colonial até a Jacu-Pêssego, seguem em curso com as montagens dos pilares de sustentação das vigas-guia, além do içamento das primeiras vigas, conforme imagens enviadas por José Valnei (foto acima), além das fotos de Sergio Karvalho e Beto Mormino:
Segundo o último relatório de empreendimentos do Metrô, de março de 2024, a obra segue com “execução das fundações, pilares e capitéis da via elevada”:
Obras nas estações
O documento ainda cita o andamento nas obras das duas novas estações a partir de Jardim Colonial:
- Estação Boa Esperança: Em execução a escavação da vala do Acesso Sul e Edifício Técnico;
- Estação Jacu-Pêssego: Em execução a contenção e escavação para execução dos blocos de fundação
do Corpo da Estação; - Pátio Ragueb Chohfi: Em andamento a execução dos estacões, blocos e pilares das vias do pátio.
Prazos
Durante uma palestra no Fórum Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, falou a respeito das entregas previstas na Linha 15.
Epifani informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.
900 trabalhadores
As obras chegaram a marca de 900 trabalhadores, segundo o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, em suas redes sociais. Há intervenções em algumas frentes, tanto para ampliar a linha, quanto a própria estação Vila Prudente.
Segundo ele, as atividades de ampliação do Complexo de estações da Vila Prudente, está recebendo novas escadas rolantes e fixas, além de viabilizar um novo acesso, para melhorar o conforto dos passageiro e o fluxo de integração entre as linhas 2-Verde e 15-Prata.