O passageiro que passa pela Estação Palmeiras-Barra Funda vai notar que há em testes monitores que mostram a chegada da próxima composição do serviço 710.
Em nota ao Via Trolebus, a CPTM explicou que está desenvolvendo internamente uma ferramenta que vai permitir que os passageiros saibam a hora que o trem vai chegar na plataforma.
De acordo com o comunicado da empresa, a tecnologia converte a posição do trem que aparece no CCO (sinótico) em uma coordenada GPS, permitindo a disponibilização desses dados – destino do trem e estimativa de chegada – nos monitores das plataformas.
A Estação Palmeiras-Barra Funda recebeu o projeto-piloto para os painéis localizados nas plataformas e no mezanino com informações aos passageiros.
Segundo ainda a empresa, a ferramenta passa por diversos teste e a previsão é de que estes dados estejam disponíveis no segundo semestre de 2024.
Próximas estações a receberem funcionalidade
Após o projeto-piloto em Palmeiras-Barra Funda, as estações Brás (que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira além do serviço Expresso Aeroporto; e Guaianases (Linha 11-Coral) deverão ser as próximas a receber os painéis.
De acordo com a CPTM, a ideia é parte de uma iniciativa para melhorar a comunicação com o passageiro.