A rede ferroviária Portuguesa testou seu primeiro trem movido a hidrogênio. A composição foi fabricada pela Espanhola Caf.
O projeto europeu FCH2Rail, que desenvolveu um trem para demonstração bimodal com células de combustível de hidrogênio, concluiu com sucesso os testes em Portugal. Entre 3 e 6 de Abril, o comboio H2 viajou na Linha do Minho. Foi o segundo país europeu a testar o trem.
Os testes realizados em Portugal fazem parte da campanha iniciada em maio de 2023 na rede ferroviária espanhola. O trem já percorreu mais de 8500 km em modo hidrogénio. De acordo com a fabricante, o objetivo dos testes é avaliar o comportamento e a confiabilidade de todo o sistema de hidrogênio e bateria, bem como do sistema de gestão de energia desenvolvido. Através da realização de testes em diferentes linhas e percursos, o objetivo é demonstrar o potencial desta tecnologia como alternativa aos comboios a gasóleo, contribuindo assim para um sistema de transporte ferroviário mais limpo e sustentável.
Estão envolvidos nos projetos, além da CAF, a ADIF, Renfe, Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Toyota Motor Europe, CNH2 – Centro Nacional del Hidrógeno, e Stemmann-Technik GmbH – uma empresa Wabtec. O projeto é financiado pela Parceria Europeia para o Hidrogénio Limpo.
Nesta fase dos testes, contou com o apoio de outras empresas como a Stellantis, que cedeu a utilização das suas instalações em Porriño (Pontevedra) para reabastecer o comboio durante a fase de testes em Portugal, a MEDWAY – Transportes e Logística, que forneceu maquinistas para a operação do trem durante os testes, e a Iberdrola, para o fornecimento de hidrogênio verde para os testes experimentais.