Fonte: Metrô de São Paulo
Metrô SP

Secretaria cita prazos para contrato das linhas 19 e 20 do Metrô

A Secretaria de Parcerias e Investimentos confirmou ao Via Trolebus a possibilidade de inclusão das linhas antigas do Metrô em eventuais parcerias públicos privadas.

O site questionou a pasta após fala do Governador Tarcísio de Freitas, sobre concessões casadas envolvendo uma linha antiga e um novo ramal.

Durante evento em Santo André, Tarcísio afirmou que no ano que vem já ocorreria o leilão das linhas 1-Azul junto com a 20-Rosa, está última que vai ligar as estações Santa Marina e Santo André.

Na ocasião, o Governador citou as linhas 2-Verde e 19-Celeste e 3-Vermelha e 16-Violeta, respectivamente. A nota dá secretaria, entretanto, não cita o projeto da 16, que contempla a ligação entre Cidade Tiradentes e Oscar Freire:

“A Secretaria de Parcerias em Investimentos está elaborando os estudos do projeto que prevê a implementação das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, com a possibilidade da inclusão de linhas operadas pelo Metrô. Em momento oportuno, o assunto será tratado”, diz o comunicado ao Via Trolebus. A previsão de assinatura dos contratos é em 2026. Já o leilão ou leilões das duas linhas estão previstos para 2025.

Atualmente, o Metrô conta com 101,1 km de linhas de trilhos já existentes e 35,8 km de extensões de linhas consideradas prioritárias. O projeto da Linha 19 inclui um trecho com 15,8 km de extensão e 15 novas estações e a Linha 20 tem trecho com 30,2 km de extensão e 24 novas estações. A estimativa é que as novas linhas atendam 5 milhões de passageiros por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus