O Governo do Rio Grande do Sul revelou novos detalhes de um projeto de trem que poderá ligar a capital Porto Alegre até Gramado. Trata-se de um projeto do setor privado, e a ferrovia poderá ter 84 quilômetros, com trem expresso com capacidade para em torno de 250 lugares e viagem estimada de uma hora.
“O trem seria uma alternativa pela alta demanda turística na região e pelos congestionamentos diários na BR-116, que acessa a Serra, e nos centros de Gramado e Canela. A projeção é de que o fluxo seja de 1 milhão de passageiros por ano em cada trecho”, diz comunicado da administração estadual.
As empresas responsáveis pela proposta – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital e SulTrens – detalharam durante uma reunião com representantes do estado, os passos legais e estruturais para a implementação do modelo.
O trem partiria no entorno do aeroporto Salgado Filho, na capital, o que facilitaria pela chegada de turistas de outros estados e de fora do Brasil.
“Estamos falando de uma região cuja demanda turística cresce cada vez mais, com novas atrações surgindo e valorizando o município. Em qualquer lugar desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade. Seria ótimo para o Estado ter essa opção, que não só atrairia mais turistas, mas também novos investidores”, afirmou o titular da Sedec, Ernani Polo.
O governo estadual não deu prazo para o início das obras.