Foto: CPTM
CPTM

Ribeirão Pires deve ganhar nova estação da CPTM

A estação Ribeirão Pires, na Linha 10-Turquesa da CPTM, deve ser reconstruída ao lado da parada atual. A informação foi veiculada na audiência pública do EIA/RIMA – Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, ocorrida na semana passada.

Segundo representantes do governo estadual, uma nova estação deve ser erguida por conta do prédio atual ser tombado por órgãos do patrimônio histórico. Todo o patrimonio será preservado, e ao lado será erguida a nova estação.

Três estações reconstruídas

Durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu nesta semana no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA

Com a renovação da concessão da empresa que opera trens de carga, haverá segregação do trecho entre Brás e Rio Grande da Serra, com separação dos trilhos para trens de carga e de passageiros. O projeto ainda contempla espaço para um trem de passageiros até Santos, apesar de membros do Governo Estadual sinalizarem que o eixo de transporte poderá correr por outra região.

Estações reformadas

Das quatorze estações do trecho Luz e Rio Grande da Serra, três delas terão que ser reconstruídas, o que na apresentação da MRS consta como “novas estações”. São elas: Mooca, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires. Vale lembrar que Prefeito saladino passou recentemente por obras de acessibilidade.

Já outras três estações terão adequações: Guapituba, Mauá e São Caetano do Sul. Outras 3 terão novos acessos para passageiros: É o caso de Capuava, Utinga e Ipiranga.

Já Brás, Santo André Tamanduateí e Rio Grande da Serra não terão intervenções. No caso de Santo André, há planos por parte da CPTM em revitalizar o espaço.

As intervenções basicamente são para que a via férrea comporte a instalação de um trilho dedicado ao trem de carga e um trem expresso, sem interrupções.

De acordo com membro da MRS, as intervenções estão na fase do projeto conceitual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus