Linhas metroviárias geralmente correm em baixo da terra, mas há algumas ligações na superfície e até em elevado, como o trecho entre Armênia e Santana e Parada Inglesa, entre Bresser e Sé e entre Largo Treze e Capão Redondo.
A linha 4-Amarela corre 100% em subterrâneo, mas seu projeto funcional, datado de 1997, previa a ligação metroviária em um trecho em elevado.
A Linha 4 foi idealizada desde os anos 1940, e a consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro estudo básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste que iria atender ao Sacomã.
O traçado atual foi divulgado desde 1995, e o projeto funcional revela alternativas de projetos e traçados que poderiam ter ocorrido, como, por exemplo, trechos em elevado na Avenida Francisco Morato:
Outra alternativa seria a Linha 4 sendo construída na Avenida Eliseu de Almeida:
A possibilidade de via elevada ainda poderia ser adotado no trecho entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças:
Mas como é sabido de todos, a linha 4 foi construída em baixo da terra, e não há previsão de vias elevadas no eixo metroviário em seu projeto de expansão até Taboão da Serra.