Projeto previu elevado para a Linha 4-Amarela do metrô

Renato Lobo | Via Trolebus

Linhas metroviárias geralmente correm em baixo da terra, mas há algumas ligações na superfície e até em elevado, como o trecho entre Armênia e Santana e Parada Inglesa, entre Bresser e Sé e entre Largo Treze e Capão Redondo.

A linha 4-Amarela corre 100% em subterrâneo, mas seu projeto funcional, datado de 1997, previa a ligação metroviária em um trecho em elevado.

A Linha 4 foi idealizada desde os anos 1940, e a consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro estudo básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste que iria atender ao Sacomã.

O traçado atual foi divulgado desde 1995, e o projeto funcional revela alternativas de projetos e traçados que poderiam ter ocorrido, como, por exemplo, trechos em elevado na Avenida Francisco Morato:

Outra alternativa seria a Linha 4 sendo construída na Avenida Eliseu de Almeida:

A possibilidade de via elevada ainda poderia ser adotado no trecho entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças:

Mas como é sabido de todos, a linha 4 foi construída em baixo da terra, e não há previsão de vias elevadas no eixo metroviário em seu projeto de expansão até Taboão da Serra.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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