Passageiros da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, relatam lentidão no atendimento na manhã desta quinta-feira, 11 de abril de 2024. Ao menos duas ocorrências afetaram a linha que parte de Poá até o Brás.
Há reclamações nas redes sociais de plataformas cheias, e trens mais demorados:
@CPTM_oficial @DiariodaCPTM o que aconteceu na linha 12 Safira?? pic.twitter.com/SNsp8LOxLw
— Dani Moraes (@DaniMor41877185) April 11, 2024
A linha 12 da #CPTM amanheceu pronta para me humilhar, mds 🤧
— 𝙹𝙴𝚂𝚂𝙸𝙲𝙰 𝚁𝙾𝙳𝚁𝙸𝙶𝚄𝙴𝚂 (@pooxajess_) April 11, 2024
Eu já vi linha dar problema, mas a 12 safira supera @DiariodaCPTM
— bia 💝 (@_desestressei) April 11, 2024
E simplesmente um trem quebrou na estação Itaim Paulista na linha 12 safira, quintou daquele jeito meus amigos
— Isabella Gomes (@isabellaa_gomes) April 11, 2024
Em nota ao Via Trolebus, a operadora informou que a circulação de trens é normal na Linha 12-Safira, mas que mais cedo ouve uma ocorrência em uma das estações.
A operadora deve apurar as causas de um acidente envolvendo uma pessoa que, na manhã desta quinta-feira (11/04), às 6h17, invadiu a via no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste, sendo atingida por um trem que seguia no sentido Calmon Viana.
Segundo a CPTM, a equipe de segurança acionou imediatamente o resgate e a vítima levada a um hospital da região. Durante a atuação, os trens circularam com velocidade reduzida no trecho.
A ocorrência será encaminhada ao DP da região e a CPTM informou ainda que deve colaborar com a investigação policial, inclusive com o resgate das imagens do trem.
“A companhia lamenta o ocorrido e ressalta que realiza campanhas diárias junto às comunidades lindeiras sobre os perigos do acesso à faixa ferroviária. A segurança de todos é uma prioridade da CPTM, por isso, o acesso à faixa ferroviária, como a que ocorreu, é proibido, de acordo com a Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança, a NTS, amparada pelo Decreto Federal 1.832, de 04/03/1996“, diz nota da operadora.
Falha
Depois ocorreu uma falha em um trem. “Entre 7h09 e 7h27 desta quinta-feira (11/04), um trem apresentou falha de tração na plataforma da Estação Itaim Paulista, sentido Brás. O trem foi desembarcado na plataforma. Durante a atuação da equipe de manutenção para retirada da composição e recolhimento à oficina, dois trens não prestaram serviço na estação Itaim”, diz a segunda nota da operadora.