As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro seguem em curso, e de acordo com postagem nas redes sociais do presidente do Metrô, Julio Castiglioni, os canteiros chegaram ao número de mil trabalhadores.
“Acompanhei as atividades de fabricação das vigas e montagem dos aparelhos de mudança de via do Pátio Água Espraiada, além do acabamento e ajustes das estações, ao lado do craque Roberto Torres, que comanda os trabalhos, do diretor Meca e do secretário Assalve”, afirmou Castiglioni.
Segundo ele, nas próximas semanas chegarão materiais importantes como portas de plataforma e estruturas de cobertura das estações. Na atualidade, estão sendo instalados dutos e cabeamento de alimentação elétrica, assim como o uso de um veículo que percorre as vias para a instalação dos trilhos de captação de energia.
Em paralelo, há trabalhos na China, onde são fabricados os trens, na Alemanha, Espanha e Hungria, para escadas rolantes, seccionadoras de energia, painéis de controle e outros equipamentos para as subestações de elétricas.
A Linha 17 terá oito quilômetros de extensão, e vai ligar as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas. Segundo promessa da atual gestão, deve ser entregue em 2026. Os testes com o primeiro trem deve começar em janeiro de 2025.