Divulgação
Mobilidade Urbana

Nova passarela entre ciclovia Rio Pinheiros e Parque Villa-Lobos é entregue

A ViaMobilidade entregou nesta sexta-feira, 12 de abril de 2024, a ciclopassarela que liga a Ciclovia do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista.

Deve promover a ligação da Estação Villa-Lobos/Jaguaré na Linha 9-Esmeralda, com a ciclovia do Rio Pinheiros e do Parque Villa-Lobos.

Antes, os ciclistas tinham que fazer um desvio para chegar à ciclovia. Com a inauguração da ciclopassarela, bastará subir as rampas e atravessar o trecho pela nova estrutura. O trajeto anterior, que era de quase 6 km e passava por vias de grande movimento de veículos, será reduzido para pouco mais de 200 metros, oferecendo conforto, rapidez e segurança aos ciclistas.

Divulgação

Produzida em metal, a ciclopassarela possui cerca de 70 metros de comprimento e 6 metros de altura em relação ao nível da pista da Marginal Pinheiros e dos trilhos da Linha 9-Esmeralda.

Apesar de ter sido projetada para ligar a ciclovia ao parque, os passageiros da Linha 9-Esmeralda também podem se beneficiar da obra, já que existe uma passarela saindo da Estação Villa-Lobos/Jaguaré que se conecta com o novo projeto. Assim, quem desembarca na estação poderá acessar tanto o parque como a ciclovia diretamente, sem necessidade de transitar pelas vias próximas.

A obra faz parte do contrato de concessão assinado pela operadora para gerir as linhas 8 e 9 de trem.

O site acompanhou a instalação do equipamento:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus