As obras de reforma da estação Lapa, operada pela ViaMobilidade, chegaram a um importante marco. De acordo com comunicado da operadora, na última madrugada deste domingo, foi realizado o içamento da passarela que fará a ligação entre os equipamentos.
A parada deve ganhar a passarela para a transposição das vias, visando facilitar o acesso dos passageiros ao embarcar e desembarcar, além da instalação de dois novos elevadores.
As plataformas também terão complementação de altura e largura para diminuir o vão até o trem. Além disso, a estação terá um novo bloqueio acessível, com sinalização tátil direcional. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, além de novos corrimãos, será implantado um conjunto de canaletas para condução de bicicletas e, ao lado, um conjunto de paraciclos.
A rampa será reconstruída e será construído um sanitário público acessível, além de novos vestiários com acessibilidade para os colaboradores. A estação terá uma nova SSO (Sala de Supervisão Operacional) e novas salas técnicas. O acesso também será requalificado, com acessibilidade em todo o percurso, desde a entrada da estação até o Terminal Lapa e a Rua Guaicurus.