A Linha Uni, concessionária responsável pelas obras e operação da Linha 6-Laranja de metrô, informou que superou o cumprimento das metas em sustentabilidade estabelecidas para 2023.
O financiamento do projeto do eixo de transporte de alta capacidade está estruturado no atendimento e cumprimento de cinco metas de sustentabilidade no período de 2022 a 2025. Para atender a esses objetivos e ir além, a Linha Uni, com apoio da ACCIONA, lançou o Estação Sustentar, um Programa de Sustentabilidade que tem o objetivo de transformar positivamente as comunidades ao redor da futura Linha 6-Laranja. Pautado pelos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o programa abrange áreas como formação profissional, empoderamento de mulheres, inovação e mobilidade elétrica. Abaixo, as metas estabelecidas:
No total, o Programa Estação Sustentar promoveu mais de 100 mil horas de treinamento profissional, com foco na empregabilidade e no atendimento às necessidades locais; incluiu quase 15% de mulheres na força de trabalho do projeto da Linha 6, contribuindo para a equidade de gênero; criou 38 postos de trabalho associados à mobilidade elétrica para a comunidade local, promovendo a inclusão e a conscientização ambiental; apoiou e desenvolveu projetos pilotos com seis startups, estimulando o empreendedorismo local e a inovação; além de ter 100% do CAPEX alinhado ao Regulamento da Taxonomia Europeia.
“Ao atingir e superar metas, confirmamos nossa responsabilidade e contribuição social e ambiental, alinhada aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável”, disse o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.