O Governo Paulista tem planos de conceder as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, para conseguir bancar três novos projetos metroviátios: As Linhas 16-Violeta [Oscar Freire-Cidade Tiradentes], 19-Celeste [Bosque Maia-Anhangabaú] e 20-Rosa [Santa Marina-Santo André]. Na prática, cada linha antiga seria concedida com uma nova.
A proposta, entretanto, não é unanimidade em quem estuda a mobilidade. O site Plamurb, que publica artigos de opinião sobre transportes, em sua postagem mais recente, diz que a medida poderá viabilizar outras futuras linhas.
“A princípio, a ideia parece ser boa aos olhos de pessoas que não enxergaram além da proposta do Tarcísio, afinal, é de grande interesse viabilizar três novas linhas a partir da concessão de outras três linhas existentes. Porém, na prática, trata-se de algo ruim e que poderá ter impactos negativos no futuro comprometendo a ampliação de novos ramais no futuro.”
De acordo com o texto, “caso essa proposta prospere, o governo paulista ficará sem nenhuma linha pública. Isso significa que caso se queira repetir essa perigosa ideia futuramente, não haverá como, afinal, a gestão atual já terá se desfeito dos ramais estatais.”
Além das três linhas citadas, existem outras em estudo, como a 22-Marrom [São Paulo-Cotia], a chamada linha 23 que seria uma espécie de arco norte, além do projeto da linha 24-Quartzo da CPTM, que poderá ligar Campo Limpor e Alphaville.
Artigo completo: Proposta de concessão das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha é um grave erro e poderá inviabilizar linhas futuras – Plamurb.