A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo retificou o edital de licitação para compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo. A frota será usada sobretudo para a extensão da Linha 2, entre a Vila Prudente e a Penha, mas poderá rodar nas demais linhas de mesma bitola.
A pasta anunciou ter retificado a concorrência pública para fornecimento de 44 novos comboios. A licitação teria sua sessão pública de entregas marcada para 21 de março. Mas a gestão estadual suspendeu o processo após questionamentos dos concorrentes.
Os trens serão diferentes do que rodam nas linhas 1, 2 e 3, como passagem livre entre carros, portas que abrem para fora do veículo, tomadas USB para os passageiros, e o maior diferencial: serão preparados para rodar sem operador, quando a operadora implantar sistemas que permitem este tipo de operação, como na Linha 4-Amarela. Não há data para a mudança. Os veículos terão cabines removíveis para operação inicial com operador.
O prazo para o lançamento do edital é até o dia 20 de maio, e posteriormente deve ser feita data a sessão pública para o processamento da licitação.
As composições serão chamadas de frota “R”.