As concessões casadas entre linhas do Metrô em operação junto com novos projetos é a aposta do governo estadual em tirar novos ramais do papel. Recentemente, o Governador Tarcísio de Freitas anunciou a concessão da Linha 1-Azul junto com o novo projeto da Linha 20-Rosa, que vai ligar a região da Lapa e Santo André. Nas palavras do governador, o leilão pode ocorrer já no ano que vem.
Já o jornal Exame fala em uma linha em operação custeado o novo projeto ferroviário. “Os planos do governo são de negociar essas linhas em um pacote que inclua a construção de um novo ramal, para que a empresa privada obtenha recursos com a operação de uma linha já pronta enquanto constrói outra.”.
Na lista estão ainda outros dois projetos junto com duas linhas existentes:
- Linha 2-Verde junto com o projeto da Linha 19-Celeste, que vai ligar Guarulhos a São Paulo;
- Linha 3-Vermelha junto com o embrionário projeto da Linha 16-Violeta, que vai ligar a Cidade Tiradentes até Oscar Freire.
Dos projetos das novas linhas, o pacote linha 1-Azul e 20-Rosa é por enquanto o único que tem leilão marcado (ou prometido pelo menos) para 2025.
Os dois novos projetos das Linhas 19 e 20 são apostas da atual gestão para tirar do papel novas linhas metroviárias, além das que já estão em construção, mas que foram iniciadas pelos antecessores.