O Governo do Estado da Bahia iniciou a fase de avaliação das propostas das empresas interessadas em implantar o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT de Salvador.
A concorrência deve eleger a proposta vencedora que terá a maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas Propostas Técnicas e de Preço.
O projeto abrange três linhas:
- Lote 01: Ilha de São João / Calçada: com 16,66 Km de extensão;
- Lote 02: Paripe / Águas Claras: com 9,20 Km de extensão;
- Lote 03: Águas Claras / Piatã: com 10,50 Km de extensão..
O primeiro lote da obra, compreendendo o trecho da Ilha de São João à Calçada, abrange 16,6 quilômetros e recebe um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão. As obras incluem a execução de um via permanente, com 17 paradas e uma estação na Calçada, recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João, urbanização com iluminação LED e a implementação do sistema de energia, contemplando subestação primária e retificadoras.
O segundo lote, entre Paripe e Águas Claras, com 9,2 quilômetros, recebe um investimento de R$ 1,2 bilhão. Esse trecho abrange a execução de uma via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de convivência, pista de skate, ciclovias, interligação com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e a implementação dos sistemas de energia.
Por fim, o terceiro lote, abrangendo Águas Claras até Piatã, com 10,52 quilômetros, tem um investimento de mais de R$ 878 milhões. As obras incluem via permanente, nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias, interligação com o Sistema de Metrô Salvador-Lauro de Freitas e implantação do sistema de energia.
O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais R$ 3,6 bilhões.