Ano a ano, O Metrô de São Paulo, em balanços e relatórios, divulga mapas com projeções da rede futura. Nesta evolução, é possível ver as linhas que foram alteradas e as que não são mais consideradas como prioritárias. Algumas realmente foram canceladas. Veja:
Linha 23-Magenta ou Limão
O chamado “Arco Norte”. La em 2013, o governo estadual divulgou uma projeção onde era prevista a Linha 23. Basicamente o eixo metroviário sairia da Dutra, em Guarulhos, em conexão futura com as linhas 2-verde e 19-Celeste, cruzaria com a Linha 1 em Santana, passaria pela Casa Verde, cruzaria com a Linha 6 em Freguesia do Ó e terminaria na Lapa, em conexão com a Linha 20-Rosa:
Uma outra Linha 16-Violeta, só que na Zona Norte
Em 2013, a futura Linha 16-Violeta era um ramal metroviário que ligaria o Ipiranga ao bairro do Cachoeirinha com 17 Km de extensão e 20 estações que, segundo projeções do estudo “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos:
A nomenclatura, no entanto, passou a ser usada para uma nova linha, entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire.
Linha 21-Grafite
Linha que sairia do Pari rumo a Nordestina, na Zona Leste de São Paulo, seguindo pela Avenida Celso Garcia. Constava em mapas também em 2013, e agora aparece “enterrada”.
Linha 19-Celeste “enxugada”
Projeto original previa a Linha 19, saindo de Guarulhos, passando pelo centro e depois até Campo Belo. No mapa revelado na semana passada, o novo eixo metroviário liga apenas o Bosque Maia até o Anhangabaú.
Linha 18-Bronze
Monotrilho entre Tamanduateí e São Bernardo do Campo. Havia até uma extensão até as Estradas dos Alvarengas. Mas o projeto foi enterrado no ano passado, e no lugar está sendo construído um BRT.
Linha X-Diadema
Na mesma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, constava em um horizonte mais longe, além das ligações cortadas no mapa mais atual, como a Linha 21 que passará pela Celso Garcia, da chamada Linha 23-Arco Norte, uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema. Esse novo projeto que ainda nem tinha nomenclatura também ficou de fora.