Divulgação
Metrô SP

Extensão da Linha 4-Amatela até Taboão: começam as sondagens de solo

A Prefeitura de Taboão da Serra informou que a sondagem de solo para a chega do Metrô no município já foram iniciadas no Palácio do Povo (nova sede da Prefeitura – antiga Niasi), em áreas do Parque Santos Dumont e no terreno da extinta concessionária Sorana Sul.

Segundo a nota, o último local mencionado será a erguida a estação Taboão da Serra, além de um terminal de ônibus. Este processo consiste em verificações de amostras de terra, a cada 1m de profundidade, que são enviadas para laboratório onde são feitas as análises dos tipos de solo existentes, resistência e, assim, determinar onde serão apoiadas as fundações da futura estação.

Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI) autorizou os estudos para expansão da Linha 4 – Amarela em duas novas estações — Chácara do Jockey e Taboão da Serra –, com investimentos previstos em mais R$ 3 bilhões.

O projeto executivo está sendo desenvolvido pela concessionária ViaQuatro, atual operadora da linha. A previsão é de que as construções comecem em dezembro deste ano e as inaugurações sejam em 2028.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus