A fabricante de trens Talgo iniciou esta semana a entrega dos novos comboios para o serviço Avril à Renfe, após a conclusão da formação dos pilotos e dos testes de pista. Quase 300.000 km de rotas foram testadas no último ano, metade delas até agora apenas em 2024, para verificar a total compatibilidade do material com todos os tipos de linhas ferroviárias na Espanha, incluindo as que ligam a Galícia, o Principado das Astúrias, a Catalunha e a Comunidade Valenciana.
Segundo a fabricante, para superar todos os desafios técnicos associados a um trem com um conjunto de tecnologias completamente novas e únicas no mundo, cerca de 200 pessoas participaram nos últimos meses dos testes, entre eles, equipes de Comissionamento, Verificação e Validação, Engenharia e Manutenção.
Os testes também exigiram a participação e coordenação de equipes de mais de uma dezena de empresas do setor ferroviário na Espanha e duas universidades.
Quinze deles são projetados como bitola fixa – como o resto dos trens AVE – para funcionar em trilhos de bitola padrão de 1435 milímetros. Eles têm os sistemas necessários para circular por alta velocidade na Espanha e na França. Cada trem tem doze carros, e podem transportar quase 600 passageiros.