Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM suprime atendimento Luz-Suzano na Linha 11

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM vai suprimir o loop Luz-Suzano a partir desta quarta-feira, 10 de abril. O atendimento vinha sendo testado desde 2023.

Em nota, a CPTM informou que vai retornar com a estratégia de circulação na Linha 11-Coral com apenas dois loops. Entre segunda e sexta-feira, nos horários de pico (05h30 e 09h – 16h e 20h), os trens que saem da Estação da Luz terão como destino a Estação Guaianases, com intervalo médio programado de quatro minutos, e a Estação Estudantes, com intervalo médio programado de oito minutos. No sentido oposto, os trens que saem de Estudantes nos horários de pico também seguirão até a estação da Luz.

Passagens de nível

Segundo a operadora, o trecho entre as estações Suzano e Estudantes, no município de Mogi das Cruzes, é cortado por seis passagens em nível (PN) que impõem restrição de velocidade às composições que passam pelos locais, o que interfere pontualmente no tempo de viagem no trajeto. A redução da velocidade dos trens é necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres, sendo quatro delas destinadas a passagens de veículos e pedestres e outras duas exclusivas para passagens de pedestres. Por estes motivos, o encerramento dessas travessias é fundamental para que a CPTM possa aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho da região do Alto Tietê, beneficiando os passageiros de toda a Linha 11-Coral.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus