Rodovia

Companhia Brasileira de Infraestrutura vence leilão das Rodovias Mogi-Bertioga e Padre Manoel da Nóbrega

A Companhia Brasileira de Infraestrutura, integrante do Consórcio Novo Litoral, venceu o leilão para operação de rodovias que atendem o litoral sul de São Paulo e o Alto Tietê. Há a previsão que os trechos ganhem novo sistema de pedágio e duplicações. A  contraprestação oferecida foi de 10,17%. A Acciona também participou do leilão, mas ofertou apenas 1%.

A concessão, com 30 anos de contrato, contempla 213 km das rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização contratual será de responsabilidade da Artesp.

Fonte: Governo de SP

Investimentos

De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 4 bilhões com mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos. Também serão construídos 73 km de ciclovias e 27 novas passarelas para passagens de pedestres.

Os trechos devem ter o sistema automático livre para o pagamento de tarifas de pedágio, também conhecido como Free Flow. O modelo permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio e traz tarifas de acordo com o trecho rodado.

Duplicações

O Estado diz ainda que o trecho entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes será completamente duplicado. Entre a SP-070 e Mogi, a concessão prevê três faixas de rolamento, para eliminação de gargalos rodoviários. Já o deslocamento entre Mogi e Bertioga contará com faixas adicionais, acostamento e rampas de escape que darão mais segurança aos motoristas.

O trecho Bertioga-Santos também será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já o trajeto entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades. Miracatu-Peruíbe é outro trecho que passará por duplicação das vias, além de incluir dispositivos viários, marginais e passarelas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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