A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo informou que recebeu o pedido de licença ambiental prévia de concessionária da ViaQuatro, para obras de extensão da linha 4 – amarela até Taboão da Serra. O pedido foi mediante apresentação de relatório ambiental preliminar (RAP).
O plano de extensão da Linha 4 de Vila Sônia até Taboão da Serra está na fase do projeto executivo. Serão mais 3,3 quilômetros de extensão, totalizando 13 estações entre Luz e Taboão, e o novo trecho deve atender a mais 80 mil passageiros por dia.
O Governo de São Paulo, por meio de um comunicado, informou sobre prazos do início de obras. A previsão é de que as construções comecem em dezembro deste ano e as operações iniciem em 2028.
“Este mês, estivemos em reunião com o prefeito de Taboão da Serra para discussão de alguns pontos do projeto. Conceitualmente, essa obra já é paradigmática: será, provavelmente, a primeira linha da rede metroviária a ultrapassar os limites da capital. Uma vez aprovado o projeto e especialmente o orçamento, iniciaremos as obras.”, afirma o secretário executivo de Parcerias em Investimento, André Isper Rodrigues Barnabé.
Detalhes da nova estação:
- Terá 35 metros de profundidade;
- O trecho terá pouco mais de 3,3 km de distância da estação Vila Sônia com outra estação construída na altura da chácara do Joquei;
- A expansão é orçada em R$ 3,2 bilhões de reais;
- Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação;
- Terá duas entradas, uma na própria Sorana Sul e outra do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, provavelmente por uma passagem subterrânea;
- O VSE intermediário será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. Comércios próximos terão que ser desapropriados;
- Além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.