O secretário de Parceiras e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, durante entrevista a Rádio Bandeirantes, detalhou dois projetos de Veículo Leves sobre Trilhos – VLT que poderão ser instalados no interior paulista.
Perguntado sobre prazos do trem entre São Paulo e Santos, o chamado Trem Intercidades (TIC) eixo sul, o titular da pasta falou sobre possíveis traçados dos dois eixos de transportes, que serão ligados aos projetos de trem até a capital paulista.
“A gente está em negociação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer a contratação do TIC São José dos Campos, do TIC Santos do VLT em Sorocaba e do VLT em Campinas”, afirmou Benini.
Segundo ele, os dois eixos teriam o seguinte trajeto:
- VLT de Sorocaba, com ligação de norte a sul da cidade e com conexão com o Trem Intercidades;
- VLT de Campinas, que partiria da estação do TIC até Hortalândia e Sumaré além de ligação com o Aeroporto de Viracopos.
Benini, entretanto, não se comprometeu com prazos de obras dos dois eixos de transporte.
O de Sorocaba poderá ser ligado ao TIC Sorocaba, que vai permitir a ligação da cidade com São Paulo, onde o leilão é previsto para 2025.
Já o VLT de Campinas será ligado ao TIC SP-Campinas, que teve seu leilão feito recentemente e prazo para o início dos serviços em 2031.