A cidade de Curitiba tem planos de instalar sistemas ferroviários leves. No começo do ano, o governo estadual assinou um contrato com o BNDES para a realização de um estudo sobre um VLT, que ligaria o centro até o Aeroporto Afonso Pena, que fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Parte do trajeto deve correr por via que hoje abriga ônibus.
Autoridades locais ainda estão conhecendo tecnologias similares, como o Aeromovel, que funciona em Porto Alegre, e está sendo instalado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com a empresa que fornece a tecnologia, representantes da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, liderada pelo Diretor Presidente, Gilson Santos, acompanhado pelo Diretor de Transportes, Wilian Corrêa, e membros da equipe da URBS (Urbanização de Curitiba), incluindo Adelmo Martins, Diretor de Operações, e Thiago Marquardt, Gerente de Planejamento, foram conhecer o meio de transporte.
Ver essa foto no Instagram
“A visita teve como objetivo principal a familiarização com a Tecnologia Aeromovel e a exploração de suas possíveis aplicações em projetos de mobilidade urbana na região Metropolitana do Paraná”, diz comunicado da fabricante.